O mecanismo apresentado na figura acima é utilizado para enrolar mangueiras após terem sido usadas no combate a incêndios. A mangueira é enrolada sobre si mesma, camada sobre camada, formando um carretel cada vez mais espesso. Considerando ser o diâmetro da polia A maior que o diâmetro da polia B, quando giramos a manivela M com velocidade constante, verificamos que a polia B gira .... que a polia A, enquanto a extremidade P da mangueira sobe com movimento .... .
A opção que preencheria ...
↧
duvida movimento circular-polias
↧
Equilíbrio de pesos - Saraeva
Em uma corda apoiada sobre uma polia estão colocadas as cargas de massa m1 e m2. A polia está imóvel (as cargas não se movem), e está equilibrada em uma balança como se vê na figura. Em quanto será necessário variar o peso no prato direito para que, ao liberar a polia e os pesos se moverem, o equilíbrio se mantenha?

↧
↧
Composição de Movimento
Um barco se movimenta em um rio que tem correnteza com velocidade constante, em relação as margens, de módulo Vc. O barco é motorizado e tem velocidade constante, em relação às águas do rio, de módulo Vb, sendo Vb > Vc.
A velocidade do barco tem a mesma direção da velocidade da correnteza.
O barco desce o rio, de uma localidade A pra uma localidade B, em um tempo T1.
Em seguida, o barco sobe o rio, da localidade B para a localidade A em um tempo T2.
Tanto na ida de A para B como na volta ...
↧
dinâmica rotacional
Um ônibus de passageiro em Zurique, na Suíça, usa sua potência motora oriunda da energia acumulada em um
volante grande. Utilizando-se de energia da rede elétrica, a roda é colocada em movimento periodicamente quando o ônibus para em uma estação. O volante é um cilindro maciço de massa igual a 1000 kg e raio igual a 1.80 m; sua velocidade angular máxima é igual a 3000 rev/min.
(a) Para essa velocidade angular, qual é a energia cinética do volante?
(b) Se a potência média necessária para ...
↧
Composição de Movimento
Uma partícula descreve uma trajetória plana dada pela relação y=0,25x² (SI), em que x e y são as coordenadas cartesianas que definem a posição da partícula.
Sabe-se que a partícula parte da origem 0, no instante t0=0 e que sua velocidade na direção 0x é constante, tem módulo igual a 2,0m/s e é dirigida no sentido positivo do eixo 0x.
A) Obter o módulo da velocidade vetorial da partícula no instante t=1,0s
B) Obter o módulo da aceleração vetorial da partícula.
Respostas:
A) 2,0√2m/s
B) ...
↧
↧
Força resultante
Boa noite,
O problema a seguir é da UFRGS. Resolvi, mas não encontrei o resultado correto; não importa o que eu olhe, não encontro o erro. Segue:
Um corpo de massa igual a 2kg movimenta-se em linha reta. O módulo (v) de sua velocidade em função do tempo (t) está representado no gráfico abaixo. Durante o intervalo de tempo de 10s, indicado no gráfico, a força resultante exercida sobre o corpo é de?
Resp.: 0,4N
Resolvi assim:
Dados do enunciado:
massa = 2kg
velocidade inicial ...
↧
CENTRO DE MASSA
Determine a coordenada x do centro de massa de uma barra de massa uniforme por unidade de comprimento.
Comprimento da barra: L
dm = λdx
resposta: L/2
ajuda, por favor
Comprimento da barra: L
dm = λdx
resposta: L/2
ajuda, por favor

↧
Leis de Newton
Tarzan decide usar um cipó de 18,0 m de comprimento para atravessar um abismo. A distância vertical do ponto de partida até o ponto mais baixo da trajetória é de 3,2 m. O cipó é capaz de resistir a uma força máxima de 950 N. Tarzan conseguirá atravessar o abismo caso o seu peso seja de 690 N?
↧
(UFG-GO) Uma esfera rola sobre uma mesa horiz
(UFG-GO) Uma esfera rola sobre uma mesa horizontal, abandona essa mesa com uma velocidade horizontal Vo e toca o solo após 1 s. Sabendo que a distância horizontal percorrida pela bola é igual à altura da mesa, a velocidade Vo considerando g = 10 m/s², é de:
a) 1,25 m/s
b) 10,00 m/s
c) 20,00 m/s
d) 5,00 m/s
e) 2,50 m/s
A principio, quando li essa questão pensei que fosse só jogar na equação da velocidade do MUV... Mas me enganei =(
Gabarito:D
↧
↧
Questão de energia 2.(FAAP-SP)
Vários homens levantam, cinco vezes por minuto, um peso de 300 N que é abandonado e cai sobre uma estaca. A distancia entre o peso e a estaca é sempre 4 m . Quantos homens são necessários, sendo que cada um deles desenvolve 200 W de potencia?
A questão não há alternativas, mas apenas gabarito: 5 homens.
A questão não há alternativas, mas apenas gabarito: 5 homens.

↧
Gráfico v x t
Boa noite, pessoal do fórum.
Não consigo resolver uma parte do exercício a seguir. Ele é do vestibular da UCS:
Um corpo executa um movimento retilíneo com velocidade (v) variando em função do tempo (t), como mostra o gráfico a seguir. No instante to = 0, o corpo encontra-se na posição xo = 10m. Considere as afirmações:
I. A aceleração do corpo, nos 10 primeiros segundos, é igual a 0,4m/s².
II. Nos 10 primeiros segundos o corpo executa um movimento retilíneo uniforme.
III. A equação horária ...
↧
[Resolvido] (FUVEST-SP) Mais uma de vetor
Um cilindro de madeira de 4,0 cm de diâmetro, rola sem deslizar entre duas tábuas horizontais móveis A e B, como mostra a figura. Em determinado instante a tábua A se movimenta para a direita com velocidade 40 cm/s e o centro do cilindro se move para a esquerda com velocidade de intensidade 10 cm/s.
Qual é nesse instante a velocidade da tábua B em módulo e sentido?
gabarito: 60 cm/s, para a esquerda
↧
Cinemática Vetorial
(Fuvest) Um cilindro de madeira de 4 cm de diâmetro rola sem deslizar entre duas tábuas horizontais móveis, A e B, como mostra a figura. Em determinado instante, a tábua A se movimenta para a direita com velocidade de 40 cm/s e o centro do cilindro se move para a esquerda com velocidade de intensidade 10 cm/s. Qual é nesse instante a velocidade da tábua B em módulo e sentido?
Resposta:
60 cm/s para a esquerda.
Por favor, eu não entendi como se faz essa questão...alguém poderia fazer ...
↧
↧
Velocidade dos pontos
As rodas solidárias de raios r = 4 cm e R = 6 cm rolam sem deslizar sobre as placas A e B , que estão se movendo em sentidos contrários, como mostra a figura. Se Va = 10 cm/s para a direita e Vb = 5 cm/s para a esquerda determine as velocidades de Vo e Vp, respectivamente, do centro O e do ponto P.
Eu consegui resolver a questão, contudo fiquei com uma dúvida em relação ao sentido da velocidade Vp.
Tomando o ponto B como referencial inercial somando -Vb em todas as velocidades vem
Resultante ...
↧
Trabalho das forças de atrito
Boa noite,
Peço novamente auxílio num exercício. O problema é, na verdade, a interpretação do enunciado. Segue:
Um bloco de 5kg de massa é arrastado a partir do repouso sobre um plano horizontal por uma força de 80N, paralela ao plano, numa distância de 2m. Se nesse deslocamento a velocidade do bloco sofre uma variação de 6m/s, deve-se concluir que as forças de atrito realizam, simultaneamente, um trabalho de módulo igual a?
Resp.: 70J
Como assim "as forças de atrito"? Não existe ...
↧
Bloco no gelo
Um bloco de gelo escorrega para baixo em uma rampa sem atrito com inclinação 57° enquanto um operario puxa o bloco por uma corda com uma força F=50N para cima, paralelamente a rampa. Quando o bloco desliza de uma distancia d=50cm ao longo da rampa sua energia cinetica aumenta 80J. Quão maior seria a energia cinetica se o bloco nao estivesse sendo puxado pela corda?
R:105J
R:105J
↧
dinâmica rotacional
4. Uma caixa de 12,0 kg em repouso sobre uma superfície horizontal e livre de atrito está atada a um peso de 5,0 kg por um cabo delgado e leve que passa sobre uma polia com atrito desprezível. A polia possui a forma de um disco maciço e uniforme com massa de 2,0 kg e diâmetro de 0,500 m. Após o sistema ser libertado, ache a) a tensão no cabo sobre ambos os lados da polia, b) a aceleração da caixa e c) os componentes horizontal e vertical da for¸ca que o eixo exerce sobre a polia.
Resposta: ...
↧
↧
Questão de energia.(covest)
Um bloco de massa m=1g é arremessado horizontalmente ao longo de uma mesa, escorrega sobre a mesma e cai livremente, como indica a figura. A mesa
tem comprimento d=2m e altura h=1m. Qual o trabalho realizado pelo peso do bloco, desde o instante em que foi arremessado até o instante em que toca o
chão?
a) 1,0 x 10-2 J
c) 1,5 x 10-2 J
c) 2,5 x 10-2 J
d) 4,0 x 10-2 J
e) 5,0 x 10-2 J
Resposta: a
↧
Trabalho das forças plano inclinado
Um motor de potencia 2,1 Kw puxa com velocidade constante e igual a 3,0m/s uma caixa de massa 80 kg sobre um plano inclinado de 30° com a horizontal. A caixa é puxada ao longo de 6m paralelamente ao plano, do ponto B ao ponto A. Despreze as massas da corda e da polia.
a) calcule o módulo da força exercida pelo motor e o modulo da força de atrito.
b) calcule os trabalhos realizados pela força peso, pela normal, pela força exercida do motor e pela força de atrito .
Eu consegui fazer a ...
↧
Potência
Determine a potência desenvolvida pelo motor de um veículo com massa de 1 tonelada se este se move á velocidade constante de 36 km/h num plano horizontal. As resistências do movimento são supostas constantes e iguais a 60% do peso em movimento (use g=10 m/s²)
R=6KW
R=6KW
↧