Um carro trafega numa determinada velocidade em uma rodovia. Ao aproximar-se de uma curva, o motorista pisa no freio de modo que o carro a chegue à velocidade de 30 km/h. Sabendo que a desaceleração ocorreu por 4 segundos, e que durante os 4 segundos o carro percorreu 120 metros, determine a velocidade inicial do carro.
↧
Questão Cinemática
↧
(PUC - RJ- 08) Vetores
Um veleiro deixa o porto navegando 70 km em direção leste. Em seguida, para atingir seu destino,
navega mais 100 km na direção nordeste. Desprezando a
curvatura da terra e admitindo que todos os deslocamentos
são coplanares, determine o deslocamento total do veleiro
em relação ao porto de origem.
(Considere √2 = 1,40 e √5 = 2,20)
a) 106 km
b) 34 km
c) 154 km Gabarito
d) 284 km
e) 217 km
↧
↧
Atrito dinâmico
Resultado não bate aki :-~
_______________________________________________________________________
Um bloco move-se em um plano horizontal em linha reta, sujeito apenas às forças peso e de contato com o plano. Existe atrito entre o bloco e o plano em apenas uma faixa. O bloco está movendo-se inicialmente em uma região sem atrito, atinge a faixa com atrito em t = 1 s, termina a travessia dessa faixa quando t = 3 s e, depois, se move sem atrito, conforme descrito neste gráfico de posição por ...
↧
Canaleta circular
[size=13](Fuvest-SP) Em uma canaleta circular, plana e horizontal, podem deslizar duas pequenas bolas A e B com massas M[/size][size=13]a =3M[/size][size=13]b, que são lançadas uma contra a outra, com igual velocidade V[size=10]o, a partir das posições indicadas. Após o primeiro choque entre elas (em 1), que não é elástico, as duas passam a movimentar-se no sentido horário, sendo que a bola B mantém o módulo de sua velocidade Vo. Pode-se concluir que o próximo choque entre elas ocorrerá nas vizinhanças ...
↧
Movimento relativo, velocidade relativa
Um pai e seu filho, de massas MP e MF, respectivamente, estão em repouso em um barco de massa MB, parado em relação à água calma de um lago. Num certo instante, o filho mergulha com velocidade ai + bj, em relação à água. Logo em seguida, o pai mergulha com velocidade ci + dj , em relação ao barco. O módulo da velocidade final do barco, na direção horizontal, em relação à água, é dado por:
a) (MP c + MF a)/(MB +MP)
b) (MP c + MF a)/MB
c) (MP c - MF a)/MB
d) MF a/(MB +MP)
e) MP c/(MB ...
↧
↧
Aplicação das Leis de Newton
(Mack-2006) O conjunto abaixo é constituido de polias, fios e mola ideais e não há atrito entre o corpo A e a superfície do plano inclinado. Os corpos A e B possuem a mesma massa. O sistema está em equilíbrio quando a mola M, de constante elástica 2000N/m, está deformada de 2cm.
Adote: g = 10m/s2
A massa de cada um desses corpos é: a) 10kg b) 8kg c) 6kg d) 4kg e) 2kg. (Gabarito letra A)
Adote: g = 10m/s2
A massa de cada um desses corpos é: a) 10kg b) 8kg c) 6kg d) 4kg e) 2kg. (Gabarito letra A)
↧
Sistema de Blocos - Dinâmica
Na montagem experimental abaixo, os blocos A, B e C têm massas
mA = 5,0 kg, mB = 3,0 kg e mC = 2,0 kg. Desprezam-se os atritos e a
resistência do ar. Os f ios e as polias são ideais e adota-se | g | = 10 m/s2.
No fio que liga A com B, está intercalada uma mola leve, de constante
elástica 3,5 · 103 N/m. Com o sistema em movimento, calcule, em centímetros,
a deformação da mola.
Poderiam indicar a resultante em cada um dos corpos?
Muito Obrigada (:
Gab: 1cm
↧
Teórica de ondulatória.
Supondo-se uma sala fechada, infinitamente longa e sem obstáculos, qual o motivo do som não se propagar até certo ponto X ? Considere a atmosfera terrestre.
↧
Questão do ITA 2011
Um problema clássico da cinemática considera objetos que, a partir de certo instante, se movem conjuntamente com velocidade de módulo constante a partir dos vértices de um polígono regular, cada qual apontando à posição instantânea do objeto vizinho em movimento. A figura mostra a configuração desse movimento múltiplo no caso de um hexágono regular. Considere que o hexágono tinha 10,0 m de lado no instante inicial e que os objetos se movimentam com velocidade de módulo constante de 2,00 m/s. ...
↧
↧
Cinemática Angular
Um trem viaja, numa curva de raio 1,0 km, com uma velocidade de valor igual a 20 km/h. Pede-se para calcular o ângulo central, em radianos, “A” que subtenderá o arco percorrido pelo trem num intervalo de tempo t = 15s.
R= 1/12
Não consegui fazer essa questão Eu tentei igualar V/R ao deslocamento angular/ intervalo de tempo, mas não encontrei a resposta ...
↧
Centro de massa e rotação.
ENUNCIADO PARA AS QUESTÕES DE 12 A 14
Em uma competição de tiro ao prato olímpico, o disco é lançado do chão com velocidade de centro de massa inicial de 30 m/s em um ângulo de 45º com a horizontal e rodando a 10 rotações por segundo (rps) em torno de um eixo perpendicular à sua superfície, o qual passa pelo seu centro. Um segundo depois do lançamento, um tiro atinge o prato exatamente no centro e o divide em dois pedaços semicirculares iguais.
_______________________________________________________________________
Leve ...
↧
carro, motorista e tora de madeira
(uerj) Na ultima etapa de uma viagem, para chegar a uma ilha, o carro é embarcado, junto com o motorista, em uma balsa de madeira, constituída de toras identicas, cada uma com um volume igual a 100 litros. Nesta situação, apenas 10% do volume da balsa permanecem emersos da água. calcule o numero de toras que compoem a balsa.
Dados: massa do carro= 1000kg; massa do motorista= 80kg; massa específica da madeira = 0,8kg/litro e massa especifica da agua= 1,0Kg/litro
R: 108 toras
Me ...
↧
Velocidade Média
b) O modulo da velocidade média nos intervalos de:
0 a 5,0s; de 5,0 a 10s; 10 a 15s; de 15 a 20s e de 0 a 20s
Tabelinha:
____________________
0 / 5,0 / 10 / 15 / 20 /
↧
↧
Cinemática Angular
Num lugar onde não se dispõe de energia elétrica, é usado um sarilho para tirar água de um poço. Essa máquina consta de um cilindro de raio r = 15 cm, fixo em um eixo que pode rotar apoiado em dois suportes. Uma das extremidades de uma corda é fixada no cilindro e a outra é amarrada em um balde. À medida que o cilindro gira, acionado por uma manivela de cabo C, a corda enrola-se nele numa única camada e o balde sobe 9 m em 30 s, em movimento uniforme.
De acordo com o texto é possível determinar ...
↧
Uerj MCU
Um feixe de raios paralelos de luz é interrompido pelo movimento das três
pás de um ventilador. Essa interrupção gera uma série de pulsos luminosos.
Admita que as pás e as aberturas entre elas tenham a forma de trapézios circulares de mesma área, como ilustrados a seguir.
Se as pás executam 3 voltas completas por segundo, o intervalo de tempo entre o início e o fim de cada pulso de luz é igual, em segundos, ao inverso de:
a) 3 b) 6 c) 12 d) 18 e) 21
R= d)
↧
Dinâmica do Movimento Circular
Estou com dúvida no seguinte exercício:
(FMCA SP) Felipe Massa é mais um brasileiro que revelou ser um exímio piloto de carros de F1. Ao fazer uma curva horizontal circular em alta velocidade, constante, a resultante centrípeta sobre o carro:
(A) independe da reação normal.
(B) independe do atrito.
(C) é diretamente proporcional à velocidade.
(D) é diretamente proporcional ao raio da curva.
(E) tem intensidade constante
A resposta é letra E. Entretanto, pensei que a letra E fosse ...
↧
dinâmica - dúvida questão
Uma caixa de massa 2,0kg, colocada sobre uma superfície horizontal, é puxada por uma força F, horizontal e de intensidade inicialmente igual a 8N. Considere g=10m/s² e coeficiente de atrito mi=0,50.
analise as afirmações que seguem:
00 - A reação normal da superfície sobre a caixa tem intensidade 20N.
11 - Se a caixa permanece parada, então a força de atrito que atua na caixa é mais intensa que F.
22 - Aumentado-se o valor de F até 10N, a caixa ainda permanece em repouso.
33 - Se F tem ...
↧
↧
Lançamento oblíquo
Dois projéteis A e B são lançados obliquamente, descrevendo as trajetórias parabólicas representadas na figura:[img][/img]
Sabendo que ambos partiram do mesmo ponto O com velocidade de mesmo módulo vo, compare os módulos das velocidades com que A e B passam pelo ponto P.
Spoiler:Gabarito: são iguais
↧
Queda Livre
Um excursionista atento vê uma pedra cair do alto de um morro vizinho e nota que ela leva 1,30 s para
percorrer a última terça parte da sua trajetória até o solo. Desprezando a resistência do ar, qual a altura do morro?
R: 246m
Agradeço desde já quem puder ajudar, tentei fazer de duas formas diferentes, na primeira encontrei h = 201m, na outra parei numa expressão e não consegui terminá-la.
↧
Dúvida - Cinemática vetorial
Olá, alguém poderia me ajudar com essa questão?
Um controlador de tráfego aéreo observa dois aviões na tela de seu radar. O primeiro está a uma altitude de 800 m, a uma distância horizontal de 19,2 km e 25° ao sul do oeste. A segunda aeronave está a uma altitude de 1100 m, a uma distância horizontal de 17,6 km e 20° ao sul do oeste. Qual é a distância entre as duas aeronaves? (Dica: coloque o eixo x sobre a direção oeste, o eixo y ao sul e o eixo z vertical.) Resposta. 2,28 km
Agradeço ...
↧