Quando o ar está parado (sem ventos), o módulo da velocidade que um certo aviao tem é v.Porém,em um dia com vento constante de velocidade de módulo u, esse avião voará em linha reta de A até B (sendo L a distância entre esses pontos),para depois retornar.Calcule o tempo total que ele gastará para realizar o percurso,se o vento sopra :
a)ao longo da linha que une A a B,indo de A para B
b)na direção perpendicular á linha que une A e B
respostas:
a) 2Lv/(v²-u²)
b)2L/(v²-u²) . V(v²-u²)
↧
Cinematica vetorial
↧
Resistência do Ar
Considere duas pessoas A e B saltando de para quedas de uma mesma altitude. Suponha que a pessoa A é duas vezes mais pesada que a pessoa B e que seus para quedas são de mesmo tamanho e estão abertos desde o início. Quem chega primeiro ao solo, a pessoa A ou a pessoa B?
Após a análise da situação-problema, de acordo com os princípios da dinâmica, é correto afirmar que:
a) as pessoas A e B chegam ao solo juntas, pois, como os para quedas são idênticos. as velocidades terminais de cada pessoa ...
↧
↧
Forças em um corpo
Um motor exerce uma força constante F=2mg î para a direita sobre uma massa m que cai livremente e que se encontrava inicialmente em repouso. Não há força de resistência do ar nem atrito. O objeto:
a) se move em linha reta com aceleração igual a 3g.
b) se move em linha reata com aceleração igual a √5g.
c) se move numa trajetória parabólica com aceleração igual a 3g.
d) se move numa trajetória parabólica com aceleração igual a √5g.
e) não é possível calcular a trajetória ou a magnitude da ...
↧
Movimento do elétron num campo magnético
Consegui resolver um parecido com campo E constante.Neste aqui o campo diminui com a altitude.
A atmosfera terrestre possui um campo elétrico que aponta para cima na direção do céu
(vide figura abaixo). Esse campo, no nível do mar vale E = 100Vm-1 , mas não é uniforme e gradativamente diminui com a altura. No total é gerada uma diferença de potencial de ∆V = 400.000 V entre a base e uma altura de 50 km.
[list="list-style-type: none"]
[*]a) Considere um elétron que se encontra no solo. ...
↧
Wittenbauer
Vale a pena o livro do wittenbauer para o Ita? Tem exercícios bem bons lá, mas não sei se perderia muito tempo com ele.
Obrigado desde já.
Obrigado desde já.
↧
↧
Lançamento vertical para cima
Um corpo é abandonado de uma altura de 45m atingindo o solo em 3s. A velocidade média desse corpo na queda, em m/s, é igual a:
a)45
b)25
c)20
d)15
e)10
a)45
b)25
c)20
d)15
e)10
↧
Perder contato - bloco e mola
Um bloco de 1 kg se encontra dentro de uma caixa de 2 kg, conforme indica a figura. Se o bloco é lentamente puxado para baixo a partir do equilíbrio e depois solto, qual é a máxima velocidade que o bloco pode adquirir de tal modo que a caixa não perca contato com o piso?
g = 10 m/s² e k = 100 N/m.
R: 3 m/s.
g = 10 m/s² e k = 100 N/m.
R: 3 m/s.

↧
Lançamento vertical para cima
Uma pedra é lançada verticalmente para cima do topo de um edifício suficientemente alto, com velocidade de 29,4 m/s. Decorridos 4s deixa-se cair outra pedra. Contado a partir do instante de lançamento da segunda, a primeira passará pela segunda no instante(g=9,8m/s²)
a)1/3s
b)2s
c)3s
d)4s
e)6s
Não tenho a resposta certa, me ajudem
↧
Gravitação Universal
12 - Um certo satélite artificial se encontra em órbita circular ao redor da terra a uma distância R do centro da terra e cujo período de revolução é T. Esse satélite é enviado a um outro planeta cuja massa é 9 vezes a massa da terra e executará uma órbita circular de raio R’ = 4R. Se o período de revolução nesse caso for T’, então temos T’ igual a:
(A) 8 T; (B) 8/3 T; (C) T; (D) 1/3 T; (E) 3/8 T.
Bem, eu to usando pela terceira lei de kepler é da dando a letra A, porém o gabarito é letra ...
↧
↧
polias
Um sistema de fios e polias ideais, conforme a figura abaixo, é usado em
uma farmácia para levar medicamentos do depósito para a loja.A aceleração da gravidade vale
10 m/s²
, e o atrito com o ar é desprezível. O módulo da força F que o farmacêutico deve
aplicar ao sistema para que os medicamentos de massa 800g subam com velocidade constante
deve ser de.
a) 4N
↧
elástico
Dois blocos de massa m1=10,0Kg e m2=2,0Kg interligados por uma mola ideal de constante elástica 50 N/m são colocados em repouso sobre uma superfície plana,horizontal e sem atrito.Logo após terem sido afastado e soltos simultaneamente ao longo do plano horizontal,os corpos de massa m1 e m2 adquirem as acelerações a1 e a2 respectivamente.Desprezando o atrito do ar,o valor da razão a1/a2 é??
resp: a
↧
polia
a figura abaixo representa uma polia que gira em torno de seu eixo no ponto O com movimento de rotação uniforme. O módulo de velocidade linear do ponto A é V1= 50 cm/s, e a do ponto B é V2= 10 cm/s. Sabendo que a distância AB é 40 cm, o valor da velocidade angular da polia em rad/s é
resp: a
↧
Movimento circular uniforme
Analise as afirmativas a seguir sobre a particula que realiza movimento circular uniforme:
I - a velocidade da partícula é constante;
II - a aceleração da partícula é nula;
III - a aceleração da partícula é constate e não nula, pois Acp = V^2/R
I - a velocidade da partícula é constante;
II - a aceleração da partícula é nula;
III - a aceleração da partícula é constate e não nula, pois Acp = V^2/R
↧
↧
Leis de newton
excluid
↧
elástico
Um bloco A de peso P encontra-se em repouso preso a uma mola ideal de constante elástica K sobre um plano inclinado perfeitamente liso conforme a figura abaixo.
Nesta situação, o alongamento da mola será de:
A. P cosq / K
B. P senq / K
↧
UFC- Dinâmica (Atrito)
Um bloco A de 3 kg é colocado sobre o bloco B de 5 kg, conforme a figura. Para que A escorregue sobre B, deve ser aplicada sobre A uma força horizontal superior a 20 N. Supondo que a mesa seja lisa, determine a força horizontal máxima, em newtons, que deve ser aplicada em B para que os blocos se movam juntos.

↧
força resultante
Um carro de uma tonelada, inicialmente em repouso, é submetido à ação de uma força resultante, horizontal e constante, de 2000 N. A velocidade desse carro, dez segundos após o início da ação da força resultante, em km/h, vale
a) 20
b) 25
c) 72 << gabarito
d) 108
e) 118
a) 20
b) 25
c) 72 << gabarito
d) 108
e) 118
↧
↧
UnB 2006/ Trabalho e potência mecânica
Muitos mecanismos utilizados em embarcações empregam invenções de Arquimedes, o primeiro a construir e a utilizar roldanas para facilitar o levantamento de cargas pesadas. Considere que o guerreiro gaulês Asterix esteja levantando um bloco de pedra de 4.000 N utilizando o sistema de polias ilustrado na figura ao lado. Considere também que esse sistema seja formado por duas polias fixas e duas polias móveis e que as massas das polias e da corda, bem como qualquer força de atrito nesse sistema, ...
↧
elástico
Na situação abaixo, os fios e a mola são ideais. O corpo suspenso de massa m = 20 kg está em equilíbrio e a mola está deformada de 10 cm. Adote g = 10 m/s2 . A constante elástica da mola é:
resp: E
↧
vetores
Três forças coplanares F1 = 5N, F2 = 2 N e F3 = 16N passam a atuar sobre uma partícula A que, inicialmente, encontrava-se em repouso, conforme a figura abaixo. Para que a partícula fique em equilíbrio, devemos aplicar sobre ela uma quarta força F4 cujo módulo, em newtons, vale
resp: C
resolução
Frx= -F3cos60º + F2cos30º + F1
Fry = F3sen60º + F2sen30º
eu achei Frx = 0
e fry= 8V3 , eu não sei onde estou errando
↧