Jogadores de sinuca e bilhar sabem que, após uma colisão não frontal de duas bolas A e B de mesma massa, estando a bola B inicialmente parada, as duas bolas saem em direções que formam um ângulo de 90°. Considere a colisão de duas bolas de 200 g, representada na figura a seguir. A se dirige em direção a B com velocidade V = 2,0 m/s formando um ângulo ‘ com a direção y tal que sen‘ = 0,80. Após a colisão, B sai na direção y.
a) Calcule as componentes x e y das velocidades de A e B logo após a ...
↧
Unicamp
↧
Conservação de energia (teórica)
Analise as proposições seguintes:
I – O aumento da energia potencial de uma partícula implica, necessariamente, a diminuição de sua energia cinética.
II. Se uma partícula se movimenta com velocidade constante, sua energia mecânica é constante.
III. Para uma partícula cuja energia mecânica é constante, a energia cinética é inversamente proporcional à potencial.
III. Para uma partícula cuja energia mecânica é constante, a energia cinética é inversamente proporcional à potencial.
o sistema ...
↧
↧
CINEMÁTICA - Função.
Em um trem com vários vagões de 8,0m de comprimento cada um, puxados por uma locomotiva, vamos chamar de primeiro vagão aquele que está diretamente acoplado à locomotiva, de segundo vagão o que está acoplado ao primeiro, e assim por diante.
João correu para tomar esse trem, mas, quando chegou à plataforma, ele já estava partindo e não pôde adentrá-lo: perdeu o trem.
Estando João parado na plataforma, o segundo vagão passou completamente por ele durante 2.37 s, e o terceiro o fez durante 1,16 ...
↧
estática

↧
Dinâmica - UFPE - Um objeto de 2kg...
Não estou conseguindo resolver essa questão:
(UFPE) - Um objeto de 2 kg descreve uma trajetória retilínea, que obedece à equação horária s=7t²+3t+5, na qual s é medido em metros e t em segundos.O módulo da força resultante que está atuando sobre o obejto é, em N:
Resposta: 28 N
Por gentileza, quem souber me explicar a resolução e explicar agradeço!
(UFPE) - Um objeto de 2 kg descreve uma trajetória retilínea, que obedece à equação horária s=7t²+3t+5, na qual s é medido em metros e t em segundos.O módulo da força resultante que está atuando sobre o obejto é, em N:
Resposta: 28 N
Por gentileza, quem souber me explicar a resolução e explicar agradeço!
↧
↧
estática
Um portão maciço e homogêneo de 1,60m de largura e 1,80m de comprimento, pesando 800N está fixado em um muro por meio das dobradiças "A", situada a 0,10m abaixo do topo do portão, e "B", situada a 0,10 m de sua parte inferior. A distância entre as dobradiças é de 1,60m conforme o desenho ao lado. Elas têm peso e dimensões desprezíveis, e cada dobradiça suporta uma força cujo módulo da componente vertical é metade do peso do portão. Considerando que o portão está em equilíbrio, e que o seu centro ...
↧
estática
Um bloco de massa m = 24kg é mantido suspenso em equilíbrio pela cordas L eQ, inextensíveis e de massa desprezíveis, conforme a figura abaixo. A corda L forma um ângulo de 90° com a parede e a corda Q forma um ângulo de 37° com o teto. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 , o valor da força de tração que a corda L exerce é de: (Dados: cos37° = 0,8 e sen37° = 0,6)
↧
Trabalho - UnB
Um bloco de massa de 2 kg, inicialmente em repouso, é puxado sobre uma superfície lisa por uma força de 20 N, cuja direção faz um ângulo de 60 graus com a horizontal. Percorrido 5 m, determine a velocidade adquirida pelo bloco, a resultante das forças, aceleração adquirida pelo bloco. Sabe-se que (g = 10m/s^2)
↧
estática
O desenho abaixo mostra uma barra homogênea e rígida "AB" de peso desprezível, apoiada no ponto "O" do suporte. A distância da extremidade "B" ao ponto de apoio "O" é o triplo da distância de "A" a "O". No lado esquerdo, um fio ideal isolante e inextensível, de massa desprezível, prende a extremidade "A" da barra a uma carga elétrica puntiforme positiva de módulo "Q". A carga "Q" está situada a uma distância "d" de uma outra carga elétrica fixa puntiforme negativa de módulo "q". No ...
↧
↧
bloco em equilibrio
Um bloco em equilíbrio, de peso P, é sustentado por fios ideais, como indica a figura. O módulo da força horizontal F vale
resp. P.tgTeta
eu fiz assim P= ty
P= T.SenTeta
t= P/SenTeta
F= T. CosTeta
F= p.cotgTETA
eu não estou conseguindo achar tangente só cotangente
↧
elástico
Na situação abaixo, os fios e a mola são ideais. O corpo suspenso de massa m = 20 kg está em equilíbrio e a mola está deformada de 10 cm. Adote g = 10 m/s2 . A constante elástica da mola é:
resp: E
↧
Qual é a força?
Um homem tenta levantar uma carga de 1000 N de peso utilizando três polias. Das configurações abaixo, qual a que facilita ao máximo puxar a carga? E qual a força que o homem faz nessa configuração?
a) as três polias fixas; 200 N
b) duas polias fixas e uma móvel; 500 N
c) uma polia fixa e duas móveis; 250 N
d) não importa a configuração, ele sempre terá que aplicar 1000 N para puxar a carga.
a) as três polias fixas; 200 N
b) duas polias fixas e uma móvel; 500 N
c) uma polia fixa e duas móveis; 250 N
d) não importa a configuração, ele sempre terá que aplicar 1000 N para puxar a carga.
↧
Lançamento de Projetil
(UFSE)Um projétil é lançado com velocidade inicial de 50m/s,num ângulo de 53° acima da horizontal..Adotando g=10m/s²,sen 53°=0,80 e cos53°=0,60, o módulo da velocidade do projétil no intante t=40s é, em m/s:
p.s.: nao sei a resposta!
p.s.: nao sei a resposta!
↧
↧
Unifev 2014-Dinâmica
No sistema representado nas figuras, os blocos A e B têm massas respectivamente iguais a 6,0 kg e 4,0 kg e são ligados por um fio flexível e de massa desprezível, que passa por uma polia de massa e atrito desprezíveis. Na situação da figura 1, a aceleração de ambos os blocos é 3,0 m/s2 e na figura 2 eles estão em repouso. Considere g = 10 m/s2 .
a) Na situação da figura 1, qual é o valor da força de atrito, em newtons, que age sobre o bloco A?
b) Na situação da figura 2, ...
↧
Física mecânica
Uma caminhonete de massa m = 6000 kg descreve uma trajetória retilínea e horizontal com velocidade v = 20 m/s e aceleração a = 0 m/s². Sua quantidade de movimento vale.
a) zero
b) 120.000 kgm/s
c) 6020 kgm/s
d) 12.000 kgm/s²
a) zero
b) 120.000 kgm/s
c) 6020 kgm/s
d) 12.000 kgm/s²
↧
[DIFÍCIL] Saltando um prisma hexagonal
A figura mostra a secção transversal de um prisma reto de base hexagonal regular deitado sobre um solo horizontal. Um projétil lançado a partir do solo descreve uma trajetória parabólica que tangencia quatro dos seis vértices da secção transversal hexagonal de lado c. Se a gravidade local vale g, determine:
a) a tangente de Â, onde  é o ângulo de disparo de projétil
b) o alcance horizontal atingido pelo projétil.
a)
:Dois.raiz de sete/raiz de tres
b)
:c.raiz de sete"
↧
cinematica
em experiências efetuadas nos laboratórios de Física de alta energia, observam-se determinadas partículas elementares com altíssimas velocidades. entre os valores abaixo, certamente, a única velocidade possível para tais partículas é :
a) 2.108m/s
b)4.108m/s
c) 6.108m/s
d)8.108m/s
e) 1.109m/s
podem me explicar direito isso de ser menor do que a velocidade da luz e pq não é a E também?
↧
↧
movimento uniforme
Um Corcel e um Opala percorrem no mesmo sentido pistas paralelas distantes de 0,5km. Num certo instante a distância entre os carros é de x quilômetros, estando o Opala atrás do Corcel. Decorridos 40 minutos, a distância entre eles é novamente de x quilômetros, porém com o Opala está a frente do Corcel. Se a velocidade do Corcel é de 60 km/h, a velocidade do Opala, dada em quilômetros por hora, é:
____
RESPOSTA > (40+√ 4x² -1)
...
↧
Parque de diversões
Um homem está sentado em um brinquedo de parque de diversões no qual uma cabina é acelerada para baixo, no sentido negativo do eixo y, com uma aceleração cujo módulo é 1,24.g, com g=9,8m/s². Uma moeda de 0,567g (gramas) repousa no joelho do homem. Depois que a cabina começa a se mover qual é a aceleração em termos dos vetores unitários da moeda
(a) em relação ao solo e
(b) em relação ao homem?
(c) Quanto tempo a moeda leva para chegar ao teto da cabina, 2,20m acima do joelho?
Em termos ...
↧
aceleração resultante
Um ponto material de massa 2√3 kg está submetido unicamente à ação de três forças coplanares de módulo F1= 5N, F2= 4√3N e F3= 10N como mostra a figura. O módulo da aceleração resultante da partícula, em m/s², é:
Dados:
Sen 30º = 1/2
Cos 30º = √3/2
Resolução:
SX = F2 + F3.cos(30°) = 4√(3) + 10√(3)/2 = 9√(3)
SY = F1 - F3.sen(30°) = 5 - 10/2 = 0
R = 9√(3)
R = m.a
a = R/m = 9√(3)/2√(3) = 4,5 m/s²
Eu queria saber se o Sy desse 2 , ai como ficaria o R ?
eu teria fazer R² ...
↧