http://www.fisicapaidegua.com/questoes/imagens/q50_ufpb_2005.jpg IMAGEM DA QUESTÃO.
UFPB 2005) A figura mostra um trapezista, prestes a executar o seu famoso salto “quíntuplo mortal”, no instante em que a amplitude de seu movimento pendular é máxima. A diferença entre as posições mais alta e mais baixa alcançadas pelo centro de massa do trapezista é 3 m. O trapezista tem 50 kg e a distância entre o seu centro de massa e o suporte que prende os cabos do trapézio é 10 m. Nesse contexto, conclui-se ...
↧
Força Centrípeta e Aceleração Centrípeta
↧
(Simulado) Movimento circular
Além de ser um meio de transporte "limpo", a bicicleta é um excelente exercício físico, que, por meio da aplicação de um movimento circular aos pedais, transmite movimento a coroa, corrente e catraca.
Na situação em que se imprime aos pedais da bicicleta um movimento circular e uniforme, são feitas as seguintes afirmações:
I - A velocidade angular do pedal é a mesma que a da coroa.
II - As velocidades lineares de dois pontos, um na periferia da catraca e outro na periferia da coroa, ...
↧
↧
Função afim
O ônibus X parte da cidade A com velocidade constante de 80 km/h, á zero hora de certo dia. Ás 2 horas da madrugada, o ônibus Y parte da mesma cidade,
na direção e sentido do ônibus X, com velocidade constante de 100km/h. O ônibus Y vai cruzar com o ônibus X, pela manhã, ás?
na direção e sentido do ônibus X, com velocidade constante de 100km/h. O ônibus Y vai cruzar com o ônibus X, pela manhã, ás?
↧
Física Geral II, Gravitação1
Cinco esferas, com massas m = 2 kg e duas com massa M =10 kg estão localizadas nas como mostra a figura 1. Determine o vetor força gravitacional resultante sobre a massa M, ao centro, devido as outras seis massas.
Não estou conseguindo encontar f_3 e f_5. alguém pode me ajudar?
ps. não consigo enviar a figura, mas as esferas de massa m=2 fazem perti de um exagono cuja um das massas M=10 esta na extremidade do exagono e a outra esta fora do exagono fazendo um seguimento de reta com esta ...
↧
ITA- 1977
Um corpo na água e após alguns segundos atinge uma velocidade praticamente constante (chamada velocidade limite) de 5,0 m/s. Sabendo-se que:
- a massa do corpo é 8 g;
- a força exercida pela água sobre o corpo é dissipativa, oposta ao
movimento do corpo e proporcional à velocidade do mesmo, isto é F= - av;
-quando o corpo atinge a velocidade limite a força total sobre o corpo é nula;
Calcule o coeficiente a, que será:
a) 16 Ns/m
b) 1,6 x 10-2 kg/s
c) 1,6 x 10-3 kgf/s
d) 1,6 x 10-3 Ns/m
e) Nenhum ...
↧
↧
ITA - 1966
No campeonato mundial de arco e flecha dois concorrentes discutem sobre a física que está contida no arco do arqueiro. Surge então a seguinte dúvida: quando o arco está esticado, no momento do lançamento da flecha, a força exercida sobre a corda pela mão do arqueiro é igual à:
I - força exercida pela sua outra mão sobre a madeira do arco.
II - tensão da corda.
III - força exercida sobre a flecha pela corda no momento em que o arqueiro larga a corda.
Neste caso:
a) todas as afirmativas ...
↧
Curva inclinada c/ e s/ atrito
Olá, gostaria de ajuda novamente para resolver:
"Para o teste de velocidade máxima, Quatro Rodas aluga o campo de provas de Cruz Alta, da General Motors, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Com 4300 metros (de extensão) e a 624 metros de altitude, a pista é circular mas simula uma reta infinita para o carro alcançar sua velocidade máxima. Para virar uma reta infinita, esta pista circular tem o piso inclinado. Quando um carro faz uma curva no plano horizontal sofre a influência de forças ...
↧
Atrito
Uma locomotiva tem 100 t de massa e cada vagão, 40 t. O trem está estacionado em um local plano e horizontal, e o coeficiente de atrito entre as rodas e os trilhos é o mesmo tanto para a locomotiva quanto para os vagões. Quando os vagões estão freados e com as rodas travadas, essa locomotiva pode arrastar um número de vagões no máximo igual a
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Leve em conta:
- 1 t = 1000 kg
- Admita que a limitação decorra apenas do atrito; considere que a locomotiva tem potência ...
↧
(UEFS 16.1) Intensidade da força resultante

A figura mostra a configuração de três corpos de massas m1, m2 e m3, respectivamente, iguais a 4m, 2m e 3m, que se encontram localizados em três vértices de um quadrade de lado a.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a intensidade da força resultante sobre o corpo de massa m2 em termos de G, constante de gravitação universal, m e a é:
Resposta: 10Gm²/a²
↧
↧
UEMA(2015)
“O Shopping São Luís passou por um processo de expansão, com um investimento da ordem de 100 milhões de reais”. A obra foi entregue ao público em abril de 2014. Na parte interna do shopping, para controle do trânsito, foi instalado um semáforo que pesa 80N, conforme figura ao lado. Fonte: REVISTA FECOMÉRCIO. 60 anos o Estado do Maranhão. São Luís: Fecomércio, 2013. (adaptado) Considere a figura para responder às perguntas.
a) Para o caso em que α=30º e β=60º, determine as tensões sofridas pelos ...
↧
trabalho
Um cilindro homogêneo de 40 Kg tem um raio de 15 cm e está rolando sem deslizar, sobre um piso horizontal, com uma velocidade de 10 m/s. Determine a mínima quantidade de trabalho necessário para lhe imprimir este movimento.
↧
Questão UFRGS sobre polias
(UFRGS) A figura abaixo representa uma correia transportadora com o seu sistema
de acionamento. As duas polias menores têm o mesmo raio R, e a polia maior tem raio 2R.
O atrito entre as correias e as polias é suficiente para que não ocorra deslizamento de
umas sobre as outras. A polia motriz gira em sentido horário com freqüência constante f1;
as outras duas polias são concêntricas, estão unidas rigidamente e giram com freqüência
constante f2.
Considere as seguintes afirmações. ...
↧
Forças sobre um avião
[/img]
A figura mostra um avião descrevendo uma curva circular de centro C e de raio R, em um plano horizontal, com velocidade escalar constante. Sobre o avião estão atuando quatro forças: seu peso P, a força de sustentação Fs exercida pelo ar, a força de propulsão Fp devida aos motores, e a força de resistência Fr devida aos diversos atritosque se opõem ao movimento. Considerando-se essas informações, pode-se afirmar que:
A) Para que o avião possa estar em movimento, é necessário que |Fp|> ...
↧
↧
Potência
"Sabe-se que a intensidade da força total de resistência recebida por um carro de Fórmula 1 em movimento sobre o solo plano e horizontal é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de sua velocidade. Admita que, para manter o carro com velocidade VA = 140 km/h, o motor forneça uma potência útil PA = 30 HP. Que potência útil PB deverá o motor fornecer para manter o carro com velocidade VB = 280 km/h?"
Procurei algumas resoluções na internet e encontrei o seguinte:
F = FR = k ...
↧
força exercida?
Três blocos A, B e C, de massas ma=5 kg mb=1kg mc=4kg, são dispostos conforme o esquema a seguir num local onde a aceleração da gravidade vale 10m/s². Desprezando os atritos e considerando ideais a polia e o fio, a intensidade da força que A exerce em B vale, em newtons:
minha resposta deu 4N
queria verificar se meu raciocinio está correto.........
↧
Força resultante
Determine a força resultante e especifique onde ela atua na viga, medindo a partir do ponto A.

↧
Leis de Newton [4]
Uma força F é aplicada a um sistema de dois blocos, A e B, de massas mA e mB, respectivamente, conforme figura a seguir.
O coeficiente de atrito estático entre os blocos A e B é igual a μB e o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco A e o plano horizontal é igual a μA. Considerando a aceleração da gravidade igual a g, assinale a alternativa que representa o valor máximo da força horizontal F que se pode aplicar ao bloco A, de forma que o bloco B não deslize (em relação ao bloco ...
↧
↧
Tração em pêndulo
A esfera de um pêndulo tem massa de 0,2 kg e é liberada do repouso na posição mostrada. Sabe-se que o cabo se rompe com uma tração de 5,0 N. Determine o valor de h para o ponto em que ocorrerá a ruptura.
Dados: l = 0,75m ; g = 9,81 m/s2 ; θ0 = 90°.
h = 0,637 m
Dados: l = 0,75m ; g = 9,81 m/s2 ; θ0 = 90°.
h = 0,637 m

↧
Momento
Determine o momento de binário resultante (Mr) que age sobre a chapa triangular.

↧
UEFS física
Dois blocos, A e B, de massas, respectivamente, iguais a 10kg e 30 kg,são unidos por meio de um fio ideal, que passa por uma polia, sem atrito, conforme a figura. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10m/s2, o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e as superfícies de apoio igual a 0,2, sen 37º=cos53º=0,6 e sen53º=cos37º=0,8, é correto afirmar que o módulo da tração no fio que liga os dois blocos, em KN, é igual a :
Resp: 0,102
↧